Eventos do PPGDEE da UNIMONTES.

Evento - Seminário On line de Contabilidade

O evento "Seminário On line de Contabilidade", da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro de 2020. O Seminário contou com a presença ilustre do professor doutor Alexandre Assaf Neto da Universidade de São Paulo (USP), que é referência no Brasil acerca dos estudos sobre contabilidade e finanças empresariais, finanças corporativas, mercado financeiro, dentre outros.

Na palestra do dia 22 de setembro (terça-feira), o professor doutor Alexandre ministrou acerca do tema "Desempenhos e Desafios das Companhias Abertas Brasileiras." Para acessar essa palestra, clique aqui.

Já no dia 23 (quarta-feira) do mesmo mês, o ex-professor da Unimontes e contador Edenilson Durães, abordou o seguinte tema: "Contabilidade e Tecnologias: Perspectivas e Oportunidades."

Encerrando o evento no dia 24 (quinta-feira), o professor mestre Igor Veloso Colares Batista, ministrou acerca do tema "Os Desafios e Oportunidades no Ensino-Aprendizagem das Ciências Contábeis." Para acessar essa palestra, clique aqui.

A realização do evento foi do Departamento de Ciências Contábeis da Unimontes e do Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresaria (PPGDEE) e da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes.

Evento - XVI Semana de Economia: (Des)Continuidades econômicas: transformações e desafios

O Evento "XVI Semana de Economia (Des)Continuidades econômicas: transformações e desafios" foi realizado entre os dias 31/08/20202 e 02/10/2020 de forma online, com uma abordagem diferente a cada semana: 1) Abordagem Macroeconômica; 2) Abordagem Microeconômica; 3) Temática Ambiental; 4) Economia da Saúde; 5) Discussão sobre a estrutura do curso de Economia.

Acesse aqui a programação do evento.

Acesse aqui as palestras que foram gravadas.

A XVI Semana de Economia foi uma realização da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, com organização do Departamento de Economia e do Curso de Ciências Econômicas da UNIMONTES, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial - PPGDEE.

Seminário de Energia - PPGDEE - GESEL

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE) constantemente mantém contatos e entendimentos com universidades, em especial a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que por meio do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL compartilham uma troca de experiências visando um possível convênio, além da realização de pós-doutorado quando for regularizada a transferência de recursos.

Dessa forma, nos dias 12 e 13 de março de 2020, aconteceu o “Seminário de Energia: Investimento, Planejamento e Regulação”, uma iniciativa do PPGDEE, em parceria com o GESEL. O evento foi realizado no Hotel Dubai de Montes Claros, e teve como objetivo debater a função da energia solar na transição energética brasileira e a regulação do poder público, além de discutir o potencial de expansão da geração fotovoltaica distribuída no município de Montes Claros, avaliando os desafios desse processo e debatendo linhas de financiamentos para a instalação de plantas de geração de energia e as compras de equipamentos. Estiveram presentes representantes do PPGDEE, GESEL, EPE, CEMIG, ABGD e Caixa Econômica Federal.

Visita Técnica - Field Trip UK

--> Field Trip UK

O Ecossistema de Investimento e Negócios de Impacto na Inglaterra

Visita técnica realizada pela Professora Sara Gonçalves Antunes de Souza nos dias 09 a 14 de dezembro de 2019, a fim de conhecer o ecossistema de investimento e negócios de impacto do país.

Estudo sobre pobreza no Brasil será apresentado em Congresso de Compostela, na Espanha

A produção científica da Universidade Estadual de Montes Claros estará em destaque na Conferência sobre Relacionamentos, Complexidade do Conhecimento e Desenvolvimento Econômico, do Institute for New Economic Thinking, programada para os dias 3 e 4 de junho de 2019, em Santiago de Compostela (Espanha).

A autoria é dos mestrandos Jéssica Pereira Soares, Raiane Benevides Ferreira e Paulo Ricardo da Cruz Prates, como parte dos estudos na disciplina “Econometria Aplicada”, ministrada pela professora doutora Maria Elizete Gonçalves.

Paulo Ricardo da Cruz e Jéssica Soares são dois dos mestrandos autores do estudo selecionado para apresentação na Espanha

(Foto: Christiano Jilvan | Ascom)