Planejamento Estratégico

Tendo iniciado suas atividades em 2016 de acordo com o projeto apresentado à CAPES em 2015, o PPGDEE, através do seu colegiado, compreendendo a necessidade de aprimorar suas ações com vistas à melhoria dos resultados, indicadores e consequente conceito do programa após a formação de sua primeira turma, iniciou em fevereiro de 2020 em conjunto com os demais programas e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes, a construção do seu planejamento estratégico. Inicialmente, o colegiado de coordenação didática deliberou pelos docentes responsáveis para elaboração do planejamento do PPGDEE e dos demais programas da Universidade, atendendo demanda da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Inicialmente as decisões se concentraram na definição do formato e da metodologia de planejamento a ser utilizada, considerando as especificidades do programa, seu caráter público, de orientação profissional e de integração multidepartamental dos seus docentes.

Após a reflexão e ponderações tanto acadêmicas quanto operacionais referentes ao tipo de orientação metodológica e perfil do planejamento a ser elaborado, a comissão responsável optou por utilizar a metodologia PES (Planejamento Estratégico Situacional) com base em Carlos MATUS. A escolha recaiu sobre tal metodologia em função da melhor aplicabilidade da mesma à especificidade das organizações públicas, bem como por orientar de maneira mais direta e operacional as ações para as situações críticas e de resolubilidade, sem desconsiderar o horizonte estratégico e de longo prazo.

Definiu-se também que a construção do planejamento estratégico seria realizada através de oficinas com docentes das duas linhas de pesquisa representantes do colegiado para, após construção de um documento base, submeter à apreciação do pleno.

A comissão responsável foi composta pelos professores Roney Versiani Sindeaux, Felipe Fróes Couto, Geraldo Alemandro Leite Filho e pela acadêmica Rita Bichara, a fim de apresentar uma proposta e conduzir toda a construção do Planejamento.