Avaliação de Egressos

Visando atender às orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a necessidade dos Programas de Pós-graduação strictu sensu realizarem o acompanhamento dos seus alunos egressos, o PPGDEE definiu como estratégia a implantação de um Programa para Acompanhamento do Egresso, com foco na sua trajetória acadêmica e profissional, objetivando, com isso, mensurar a qualidade do curso ofertado pelo programa.

Dessa forma, por meio de um programa de avaliação continuada de seus egressos, o PPGDEE visa acompanhar a trajetória acadêmica e profissional dos alunos de seu Programa de Pós-graduação. Sendo assim, o programa pretende identificar possíveis transições (de atividade profissional e/ou instituições empregadoras) associadas ao curso, além de manter atualizada a produção técnico/científica do egresso. Nessa perspectiva, está em safe de desenvolvimento um sistema que permitirá a coleta sistemática de informações do mestrando (posteriormente egresso) nas seguintes etapas: i) logo após o ingresso no curso/ ii) logo após a conclusão dos créditos; iii) logo após a defesa da Dissertação e; iv) dois anos após a titulação. Esse modelo será implementado pelo PPGDEE para as turmas ingressantes a partir de 2021.

Não obstante, a importância desse programa de avaliação se dá por meio de um instrumento de avaliação dos egressos do curso, pretendendo identificar mais precisamente qualquer transição ocorrida referente à participação do egresso no mercado de trabalho (seja referente à atividade desenvolvida ou à instituição empregadora, dentre outras questões afins), e a relação dessa transição com a participação no curso.

A comissão de avaliação é formada pelos professores Carlos Renato Theophilo e Maria Elizete Gonçalves.