Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial

Egresso pode atuar em instituições públicas - funções de planejamento, gestão e fomento de desenvolvimento, formulação e de estratégias e negócios empresariais ou ainda na docência superior.

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial

Egresso pode atuar em instituições públicas - funções de planejamento, gestão e fomento de desenvolvimento, formulação e de estratégias e negócios empresariais ou ainda na docência superior.

Manual Técnico de Procedimentos para Exportação do Mel

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégica Empresarial - PPGDEE vem reforçado sua contribuição, como mestrado profissional, com a academia e a sociedade, pois além das dissertações, oferta também os chamados "Produtos Técnicos". E foi o que ocorreu no trabalho desenvolvido para a dissertação "Desafios de uma Cooperativa para Exportar: Estudo sobre a Apicultura no Norte de Minas Gerais", da então Mestranda Ailana Fernanda Silva Dutra Santos, juntamente com sua orientadora Professora Dra. Sara Gonçalves Antunes de Souza, que resultou em dois produtos técnicos: o "Manual Técnico de Procedimentos para Exportação do Mel" e o "Manual Técnico voltado a Regulamentações e Diferenciações do Produto Mel nos Âmbitos Nacional e Internacional".

Durante a pesquisa para a dissertação, foi possível observar os empenhos dos apicultores cooperados da COOPEMAPI (Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas Gerais), na conquista por novos mercados e a aspiração para exportarem seus produtos, dentre eles, o mel silvestre orgânico e o mel da aroeira. Desse modo, verificou-se que além da Dissertação seria possível ofertar dois manuais:

i) O Manual Técnico de Procedimentos para Exportação do Mel, que apresenta as principais ferramentas e procedimentos regulamentários aduaneiros necessários para orientar quem almeja adentrar no mercado internacional de mel sem intermediários; e também indica os métodos para a composição de um Plano de Negócios visando alcance das exportações;

ii) Já o Manual Técnico voltado a Regulamentações e Diferenciações do Produto Mel nos Âmbitos Nacional e Internacional, enfatiza as exigências regulamentárias mínimas, nacionais e internacionais, para a comercialização de mel. Além disso, apresenta as principais certificações orgânicas para o atendimento dos mercados nacional, estadunidense e europeu, contemplando os requisitos mínimos paras estas certificações; e ainda contém informações pertinentes às Indicações Geográficas apícolas brasileiras. 

Outra contribuição fruto desse estudo foi a elaboração de um Curso Técnico aplicado aos Colaboradores da COOPEMAPI (entre os dias 29/10/2020 e 10/11/2020), acompanhando o Manual Técnico de Procedimentos para Exportação do Mel. O objetivo desse curso foi reforçar os conceitos tratados no Manual de forma prática, capacitando os profissionais da Cooperativa a reconhecerem os principais trâmites para as exportações diretas de mel.

Nas palavras da egressa Ailana: Tais trabalhos reforçam a importância da colaboração da academia e de programas como o PPGDEE, que possibilitam meios de reproduzir resultados que possam contribuir com o desenvolvimento da sociedade onde se insere”.

Acesse aqui o Manual Técnico de Procedimentos para Exportação do Mel.

 

Montagem de Fotos do Trabalho Realizado.